quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Realizado o 4º Encontro Binacional contra Abuso e Exploração Sexual de Criança e Adolescente,

Realizado de 26 a 28 de outubro, no Clube Cruzeiro do Sul, em Livramento o  4º Encontro Binacional contra Abuso e Exploração Sexual de Criança e Adolescente, foi um sucesso,  com o comparecimento de mais de 150 pessoas contamos com a participação das cidades, de São Borja, Rosario, Alegrete, São Marcos, Esteio, Taquari, Dona Francisca, Porto Alegre, Jari, Osório, Tranqueiras , Artigas,Monte Vidéo, além de Livramento, e Rivera. A abrtura do evento contou com a presença do senhor prefeito municipal Wainer Machado, da Juiza da Infância e Juventude Dra. Mairtes Blum, da senhora Sec de Assistencia e Inclusão Social Marilu Suarez e do senhor Dardo Rodriguez- INAU.
Houve intensa participação das pessoas nas palestras ministradas por: Mariza Alberton, Dardo Rodrigues, Tiana Sento Sé,Sergio Pereira, Sergio Levy, Suzana Braun e Ricardo Queiroga  e no trabalho em grupo onde redigiram propostas que foram colocadas em votação, sendo 13 propostas aprovadas pela plenária do encontro.
Contamos com a cobertura do evento pelo Canal Futura e o apoio da imprensa local.

Canal Futura também proporcionou material  para ser sorteado entre os participantes.
Importante a  participação de Tânia  Elenir Goller  e Eudóxia Mendes da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do RS presente também Luciane Almeida Diretora Técnica da Fundação de Proteção Especial do Rio Grande do Sul- Sec. do Trabalho  e Desenvolvimento Social.
Agradecemos o empenho da equipe organizadora e da equipe de apoio formada pelos conselheiros do COMDICA, Voluntários do Projeto  Tchê e funcionários da Sec. de Assistencia e Inclusão Social.
 
PROPOSTAS DO 4º ENCONTRO BINACIONAL
 
1-    TRABALHAR NA IMPLEMENTAÇÃO E EFETIVAÇÃO DO PLANO FEITO NO PAIR e FORTALECIMENTO DA COMISSÃO DO PAIR, SOB RESPONSABILIDADE DO COMDICA.
2-    AGUARDAR A CONSTRUÇÃO DO PLANO OPERATIVO DE RIVERA PARA CONFRONTAR COM AS AÇÕES  DO PLANO DE LIVRAMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO BINACIONAL.
3-    CONSTRUÇÃO DE UM PLANO MUNICIPAL DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES  POR OUTROS MUNICÍPIOS A  APRTIR DA REALIDADE LOCAL, INSTALANDO UMA COMISSÃO A CARGO DO COMDICA DE CADA MUNICÍPIO. BUSCANDO  A EXPANSÃO DO PAIR PARA ESTES MUNICÍPIOS, APOIADOS NA  PARTICIPAÇÃO NO CURSO DO EAD ( ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DO PAIR).
4-    FORTALECER A ATUAÇÃO DOS CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PARA MOBILIZAÇÃO, ARTICULAÇÃO E ARUMAÇÃO DA REDE DE ATENDIMENTO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS E IMPLEMENTAÇÃO DO PAIR NO MUNICÍPIO.

5-    PROJETO ESCOLA DE PAIS E FILHOS COM DIVERSOS PARCEIROS TRABALHANDO COM AS FAMILIAS ENVOLVENDO E SENSIBILIZANDO SOBRE SEU PAPEL.
6-     QUE CADA INSTITUIÇÃO DEVE TOMAR SUA RESPONSABILIDADE SOBRE O TEMA, DESENVOLVENDO AÇÕES LOCAIS E FOCAIS PARA AUXILIAR NO ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, BUSCANDO DE FORMA INTEGRADA  ATUAR EM REDE.
7-    FORTALECER A ATUAÇÃO DOS COMDICAS  PARA EXECUÇÃO DO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL COM ENFOQUE  NA VIOLÊNCIA  SEXUAL.
8-    REUNIR OS CONSELHOS DE:  SAÚDE, DA EDUCAÇÃO, DOS DIREITOS, DE ASSISTENCIA  SOCIAL, O CONSELHO TUTELAR E A COMUNIDADE EM GERAL PARA DESTACAR  A IMPORTANCIA  E O PAPEL DE CADA UM EM RELAÇÃO AO  COMBATE  AO ABUSO E EXPLORAÇÃO  SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES  COMO FORMADORES E MULTIPLICADORES. (SUGESTÃO DE SENSIBILIZAÇÃO PARA COMPROMETIMENTO PESSOAL DOS CONSELHEIROS PARA EFETIVA PARTICIPAÇÃO NAS AÇÕES).
9-    PROPOMOS QUE CADA PESSOA QUE PARTICIPE DE CAPACITAÇÃO ASSUMA A RESPONSABILIDADE DE MULTIPLICAR COM A COMUNIDADE O QUE OUVIU PARA PODER APLICAR AS SUGESTÕES ATRAVÉS DA REDE DE PROTEÇÃO.
10- SENSIBILISAR A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO), A COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO E AS UNIVERSIDADES LOCAIS CONSCIENTIZANDO-OS DA IMPORTANCIA DA PARTICIPAÇÃO NOS ENCONTROS,  DE CAPACITAÇÕES PARA PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO PARA TRABALHAREM COM TEMA PROTEÇÃO DE DIREITOS HUMANOS SEXUAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES E A INCLUSÃO NO CALENDARIO ESCOLAR DO ENCONTRO BINACIONAL.
11 OS CONSELHEIROS IREM AS ESCOLAS PARA DIVULGAREM OS ENCONTROS MOSTRANDO A IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO EVENTO.
12- INSTALAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA CASA DE ACOLHIDA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO MUNICÍPIO.
13-  CRIAÇÃO E INSTALAÇÃO DE UM COMITE LOCAL BINACIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DAS DIRETRIZES PREVISTAS NO MARCO DO PROTOCOLO DE INTENÇÃO DE PROTEÇÃO A CRIANÇA E O ADOLESCENTE ASSINADO ENTRE O BRASIL E O URUGUAI EM 2006 E DO PAIR- MERCOSUL EM 2008 FIRMADO ENTRE O BRASIL, URUGUAI, PARAGUAI E ARGENTINA.
Sant’ Ana do Livramento, 28 de outubro de 2011.
COMDICA LIVRAMENTO E PARTICIPANTES DO 4º Encontro.

Fotos do encontro















Nenhum comentário:

Postar um comentário